sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O piolho bailarino

A mãe tinha orgulho de anunciar a mania de limpeza:

- Quantas vezes eu já levantei da cama à noite pra tirar o pó da penteadeira?! Eu vejo uma poeirinha no reflexo da luz e pronto, não consigo dormir!

O uniforme dos filhos era impecável e os cabelos, cortadíssimos, lavadíssimos, penteadíssimos. A mãe, é claro, tinha pavor de piolho.

Nas férias, o garimpo era feito com pente fino regado a álcool. Depois, cabeça enrolada em fralda com remédio da latinha que fazia "poc-poc", soltando uma poeira branca fedorenta.

A vida da família era toda no bairro. No carnaval, as crianças saíam num bloco de rua que se concentrava na praça, dava a volta no quarteirão e acabava na praça. Durante o desfile, a mãe ia do lado de fora do cordão, conversando com as amigas, tirando fotografias:

- Vira pra cá!

Naquele dia, a menina - fantasiada de odalisca - sambava pouco, mas para desespero da mãe, a cabeça ela coçava sem parar.

- Tira-a-mão-da-ca-be-ça... Olha o passarinho!

A coceira era tanta que a menina suspirava... E o estandarte de coração ia entortando, entortando...

- Isso é alergia ao xampu novo! Só pode ser! – se justificava a mãe embaraçada.

A menina, coitada, cara franzida, não parava o coça-coça. Cada vez mais rápido. Cada vez mais forte. Cada vez mais agoniado... Arrrrrgh! Largou o estandarte e enfiou a duas mãos na cabeça. Perdeu o rumo, ficou pra trás da ala dos pariôs, pra trás da ala dos piratas, pra trás da ala das baianinhas. A mãe chamava a menina ensurdecida, entorpecida pela coceira. A bateria se aproximava e a menina coçava e coçava.

A mãe, então, não duvidou, pulou o cordão e foi atravessando o bloco entre surdos e tamborins, foi levando a menina pelo braço, meio suspensa:

- Vamos pra casa, que esse eu pego na unha. Ah, se pego!

4 comentários:

  1. piolho... tenho dois filhos e dou aulas... com isso digo tudo ;)

    ResponderExcluir
  2. hahahah! Muito engraçado. Me lembrou tanto a epidemia lá em casa, nos três de uma vez só. Parabéns, boa sacada!

    ResponderExcluir
  3. Putz...
    tive 3 gerações recentemente...
    já eram quase mini-minhocas.... mais de 40...
    uma festa..

    ResponderExcluir
  4. Já me está coçando a cabeça!!!!!! piolho,piolho,piolho...

    ResponderExcluir